UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 18h16 / Atualizada 25/05/2010 - 18h19

Hezbollah garante poder afundar navios na costa de Israel

BEIRUTE, 25 Mai 2010 (AFP) -O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou nesta terça-feira que o movimento xiita libanês é capaz de afundar qualquer navio de guerra na costa de Israel, caso ocorra um novo conflito com o Estado hebreu.

"Se iniciarem uma nova guerra com o Líbano, se bloquearem nosso litoral, qualquer navio militar, civil ou comercial que se dirija pelo Mediterrâneo para a Palestina ocupada será alvo da resistência islâmica", disse Nasrallah em um discurso para milhares de simpatizantes do Hezbollah, em seu bastião na periferia sul de Beirute.

"No sul ou no norte da costa israelense, podemos tomar navios como alvo, bombardear e atingir" qualquer um, disse Nasrallah por ocasião do décimo aniversário da retirada das tropas israelenses do sul do Líbano.

"Quando o mundo souber que estes navios foram destruídos, ninguém se atreverá a vir (para Israel)".

No verão de 2006, a guerra entre Israel e o Hezbollah matou mais de 1.200 libaneses, a maioria civis, e 160 israelenses, a maior parte militares.

No início de abril, o presidente israelense, Shimon Peres, acusou Damasco de fornecer mísseis Scud ao Hezbollah, que teria mais de 40 mil foguetes, alguns capazes de atingir as grandes cidades israelenses.

Washington acusa Irã e Síria de fornecer ao Hezbollah foguetes e mísseis de alcance "cada vez maior".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host