UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 10h25 / Atualizada 26/05/2010 - 10h48

Rússia ataca a "demagogia política" de Ahmadinejad

MOSCOU, Rússia, 26 Mai 2010 (AFP) -A Rússia denunciou nesta quarta-feira o que chamou de "demagogia política" das críticas do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad à posição do chefe de Estado russo, Dimitri Medvedev, sobre o programa nuclear da República islâmica, indicou um conselheiro diplomático do Kremlin.

"Ninguém consegue conservar sua autoridade ao utilizar a demagogia política", declarou Serguei Prikhodko, citado pelas agências russas, ao ser indagado sobre as declarações de Ahmadinejad.

Ahmadinejad afirmou que os Estados Unidos e a Rússia devem apoiar o acordo sobre a troca de combustível nuclear acertado com Brasil e Turquia, classificando-o de última oportunidade para resolver seu conflito com as grandes potências.

"A declaração de Teerã (sobre um acordo de troca de combustível) constitui a melhor oportunidade; demos um grande passo à frente e dissemos algo muito importante. Já não existem mais desculpas", afirmou Ahmadinejad em uma declaração por televisão, dirigindo-se aos líderes americano e russo.

O presidente Barack Obama deve saber "que, se não aproveitar esta oportunidade, os iranianos certamente não lhe dará outra", afirmou.

A Rússia, que geralmente apoia o Irã, demonstrou recentemente sua irritação ante Teerã por seu controvertido programa nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host