UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 13h56 / Atualizada 27/05/2010 - 14h24

Ban Ki-moon: a confiança está no centro da questão nuclear iraniana

RIO DE JANEIRO, Brasil, 27 Mai 2010 (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta quinta-feira que o problema nuclear iraniano é, em grande parte, uma questão de "falta de confiança", indicando que "aprecia e reconhece os esforços" liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, nesse sentido.

O chefe das Nações Unidas se encontra no Rio de Janeiro para participar no III Fórum da Aliança das Civilizações, que será inaugurado nesta sexta-feira.

"No centro dessa crise parece haver uma séria falta de confiança", afirmou Ban referindo-se a Teerã, que decidiu continuar enriquecendo urânio a 20% mesmo depois do acordo assinado com Brasil e Turquia para a troca de combustível nuclear, declarou Ban.

"Seria de grande ajuda se o Irã concordasse em parar de enriquecer urânio a 20%", acrescentou.

"A questão iraniana se tornou uma das fontes de preocupação mais críticas da comunidade internacional, e a ONU aprecia e reconhece os esforços diplomáticos do presidente Lula e do primeiro-ministro Erdogan para resolver este problema de maneira pacífica", destacou.

"Há diferentes maneiras de abordar esta questão", disse ainda, "e a iniciativa do presidente Lula e do primeiro-ministro Erdogan pode ser um passo positivo" no sentido de uma resolução negociada e pacífica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host