UOL Notícias Notícias
 
28/05/2010 - 22h23 / Atualizada 28/05/2010 - 22h53

Obama saúda acordo equilibrado e prático contra proliferação

WASHINGTON, 28 Mai 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou o acordo de não proliferação nuclear alcançado nesta sexta-feira nas Nações Unidas, e o qualificou de "equilibrado e prático".

"Os Estados Unidos saúdam os acordos alcançados na conferência sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) por fortalecer o regime de não proliferação mundial", disse Obama em um comunicado.

"Este acordo inclui passos equilibrados e práticos que farão avançar a não proliferação, o desarmamento nuclear e o uso pacífico da energía nuclear, que são as bases para o regime mundial de não proliferação".

A conferência sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) chegou hoje a um acordo - o primeiro em 10 anos - que inclui a criação de uma zona sem armas nucleares no Oriente Médio.

O encontro adotou por consenso um documento final que prevê quatro planos de ação sobre cada um dos três pilares do TNP - desarmamento, controle dos programas nucleares nacionais para garantir que são pacíficos e utilização pacífica da energia atômica -, e a eliminação das armas atômicas no Oriente Médio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h09

    -0,32
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host