UOL Notícias Notícias
 
30/05/2010 - 17h33 / Atualizada 30/05/2010 - 17h42

EUA deram garantias a Netanyahu antes de acordo do TNP (autoridade israelense)

TORONTO, Canadá, 30 Mai 2010 (AFP) -Barack Obama "garantiu de forma explícita" ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu que a segurança de Israel não será ameaçada, antes da aprovação do acordo da Conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação, afirmou uma autoridade israelense neste domingo.

"Há duas semanas, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebeu garantias explícitas por parte do presidente Obama", explicou esta autoridade em um comunicado enviado de Toronto, Canadá, onde Netanyahu se encontra em visita.

Esta autoridade afirmou que essas garantias "também incluem um aperfeiçoamento sensível da força estratégica e de dissuasão" de Israel.

Os Estados Unidos prometeram ainda ao chefe do governo israelense "que nenhuma resolução será adotada nas Nações Unidas que possa ir de encontro aos interesses israelenses".

O acordo da Conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) aprovado na sexta-feira adverte Israel por suas atividades nucleares e prevê sobretudo a realização em 2012 de uma conferência internacional por um Oriente Médio desnuclearizado.

Furiosas, as autoridades israelenses anunciaram que não participarão das discussões sobre a criação de uma zona isenta de armas nucleares na região.

Os israelenses jamais reconheceram que possuem a arma atômica e se recusam a aderir ao TNP.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host