UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 13h02 / Atualizada 31/05/2010 - 13h34

Balanço de mortos em ataque a frota em Gaza cai para nove (Exército israelense)

jerusalem, Israel, 31 Mai 2010 (AFP) -O ataque efetuado nesta segunda-feira por comandos da Marinha israelense contra uma frota humanitária internacional que se dirigia para Gaza deixou pelo menos nove mortos entre os passageiros, indicou uma porta-voz militar israelense.

Segundo ela, o registro anterior de "mais de dez mortos" fornecido pelo Exército estava baseado em "informações errôneas". "Fomos informados que nove pessoas mortas durante a operação", declarou à AFP sem indicar a nacionalidade dos mortos.

O Exército também indicou de sete a dez soldados feridos, sendo dois hospitalizados com ferimentos classificados de "sérios".

Uma certa confusão ocorreu durante o dia em torno do registro de mortos e feridos nos episódios de violência a bordo do barco turco Mavi Marmara, que fazia parte da frota.

Uma ONG turca em Gaza, que integrou o comboio naval, por sua parte mencionou pelo menos 15 mortos, na maioria turcos. Uma televisão israelense indicou 19 mortos antes de revisar seu registro para 10 mortos.

As estimativas sobre o número des passageiros feridos durante o ataque israelense variam entre 20 e 30.

Os feridos foram levados para quatro hospitauis em Israel, mas a gravidade de seus ferimentos não foi indicada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host