UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 22h28 / Atualizada 02/06/2010 - 22h36

Integrantes da frota para Gaza chegam a Istambul

ISTAMBUL, 3 Jun 2010 (AFP) -Três aviões turcos, com o total de 466 passageiros da frota internacional de ajuda a Gaza, pousaram na madrugada desta quinta-feira em Istambul, procedentes de Israel, informou o vice-premier turco Bülent Arinç.

Os três aparelhos, da Turkish Airlines, também trouxeram os corpos de nove ativistas, incluindo quatro turcos, mortos na segunda-feira passada, durante a ação de forças especiais israelenses para deter a frota em águas internacionais, disse o vice-premier.

Arinç explicou que os militantes serão submetidos a "exames" no Instituto Médico Legal de Istambul para verificar suspeitas de "intoxicação" por produtos utilizados pelos israelenses.

Estes exames serão utilizados pela Turquia "na busca de seus direitos derivados do direito internacional".

O governo turco exige que o Estado hebreu seja punido pela agressão em águas internacionais, na ação qualificada de "ato pirata" e "bárbaro" por Ancara.

Mais cedo, outros três aviões levaram de Israel para Ancara 18 turcos e um irlandês feridos no ataque israelense à frota internacional.

Apenas um turco, ferido gravemente, permanece em um hospital de Tel Aviv, revelou o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu.

Ao menos mil pessoas foram ao aeroporto de Istambul para receber os militantes, em meio a bandeiras da Turquia e da Palestina.

Outro ato para homenagear os "heróis" da frota para Gaza reuniu esta noite mais de 10 mil pessoas em uma praça de Istambul, onde foram queimados retratos dos presidentes israelense e americano, Shimon Peres e Barack Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,15
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,50
    68.696,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host