UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 19h57 / Atualizada 02/06/2010 - 20h01

Quinze felinos e dois ursos artistas de circo procuram dono na Argentina

BUENOS AIRES, 2 Jun 2010 (AFP) -Quinze felinos e dois ursos, atrações do circo "Las Vegas" da Argentina, procuram um lugar para morar depois de serem doados pelos donos do espetáculo, encurralados pela legislação que proíbe o trabalho com animais, disse esta quarta-feira à AFP uma associação protetora.

Os 12 tigres, três leões e dois ursos, que estão enjaulados em um prédio particular, onde são alimentados pelos donos do circo, comoveram os vizinhos de Bell Ville, uma localidade com pouco mais de 33.000 habitantes da província de Córdoba (centro).

"Os animais não foram abandonados. O que aconteceu é que os donos não podiam transferi-los a seu novo destino porque a legislação proibia o uso de animais em espetáculos públicos e por isso entraram em contato conosco para doá-los", disse Mary Pita, da sociedade protetora dos animais Lorenzo Moroni.

"O bom desta situação é que provavelmente os animais terão no futuro uma vida melhor e é comovente a avalanche de respostas, em especial via internet, de zoológicos, ONGs e sites de recuperação de animais, dispostos a recebê-los", revelou a mulher.

A associação entrou em contato com a Direção Nacional de Fauna do governo federal para decidir quais lugares são mais adequados para transferir os animais.

Pita informou que se trata de uma situação inédita nos 26 anos de existência da sociedade protetora e destacou que serviu não apenas para ratificar a solidariedade das pessoas, mas por em evidência o tráfico de animais.

"Também descobrimos que há um submundo, um grande mercado negro de animais selvagens e por isso interveio a polícia, que chamou os donos do circo para ver se tinham a documentação exigida", informou.

Os proprietários dos felinos e dos ursos tiveram que ratificar sua vontade de doá-los e demonstrar que todos eles tinham microchip de odentificação que é obrigatório, de acordo com a legislação.

Pita comemorou porque os donos do circo afirmaram que é cada vez mais difícil encontrar locais para trabalhar com os animais.

Na Argentina há pelo menos cinco circos em turnê com animais selvagens, segundo a Direção da Fauna.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host