UOL Notícias Notícias
 
03/06/2010 - 00h11 / Atualizada 03/06/2010 - 00h13

Liga Árabe promete romper bloqueio a Gaza

CAIRO, 3 Jun 2010 (AFP) -Os ministros árabes de Relações Exteriores decidiram romper, "por todos os meios", o bloqueio israelense imposto à Faixa de Gaza, anunciou o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, ao final de uma reunião extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, no Cairo.

O Conselho ministerial da Liga Árabe decidiu "romper e desafiar o bloqueio israelense por todos os meios", afirmou Musa após uma reunião de mais de cinco horas.

Os ministros "saudaram" a decisão egípcia, anunciada na terça-feira, de abrir o terminal de Rafah por tempo indeterminado, destacou Mussa.

Esta reunião extraordinária foi convocada para definir uma resposta "coletiva" após a ação realizada por Israel contra a frota internacional para Gaza, e em meio a forte pressão da opinião pública.

Mussa afirmou que os ministros encarregaram o grupo árabe da ONU de "solicitar, em coordenação com a Turquia, uma reunião do Conselho de Segurança para adotar uma resolução que obrigue Israel a suspender imediatamente o bloqueio a Gaza".

Os ministros reafirmaram "seu compromisso de respeitar a resolução adotada pela Cúpula Árabe de março passado, em Cirta, que estipula a suspensão de qualquer tipo de normalização com Israel", e ameaçaram novamente retirar a iniciativa de paz árabe.

Adotada na Cúpula Árabe de Beirute, em 2002, a iniciativa de paz, de origem saudita, propõe a normalização total das relações entre Israel e os 22 membros da Liga Árabe em troca da retirada total israelense dos territórios ocupados em 1967.

Durante a reunião ocorreram discussões acaloradas entre os países mais radicais, especialmente a Síria, e os moderados, em particular Egito e Jordânia.

A Síria defendeu a suspensão das negociações de "aproximação" entre Israel e os palestinos, proposta rejeitada pela maioria.

Segundo Mussa, a Liga Árabe "está se preparando para ir ao Conselho de Segurança e apresentar o dossiê do conflito árabe-israelense em conjunto".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h50

    0,04
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h57

    1,84
    63.814,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host