UOL Notícias Notícias
 
03/06/2010 - 14h12 / Atualizada 03/06/2010 - 14h22

Merkel pede que Quarteto participe de investigação sobre ataque a frota

BERLIM, 3 Jun 2010 (AFP) -A chanceler alemã, Angela Merkel, propôs nesta quinta-feira que representantes do Quarteto para o Oriente Médio participem da investigação israelense sobre o ataque contra a frota humanitária pró-palestina, informou seu porta-voz.

Merkel transmitiu sua proposta ao presidente palestino, Mahmud Abbas, em uma conversa por telefone, afirmou Ulrich Wilhelm em comunicado.

"A chanceler propôs que representantes do Quarteto sobre o Oriente Médio, formado por União Europeia, Otan, Rússia e Estados Unidos, participem da investigação", diz o comunicado.

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, também defendeu na quinta-feira a participação de observadores independentes nomeados pelo Quarteto na investigação israelense sobre o ataque de segunda-feira que deixou nove mortos entre passageiros da frota com ajuda humanitária para Gaza.

A Itália, assim como Estados Unidos e Holanda, tinham se oposto na ONU à abertura de uma investigação internacional.

Washington diz apoiar o pedido da ONU por uma "investigação rápida, imparcial, confiável e transparente".

"Estamos abertos a diversas formas de assegurar a credibilidade da investigação, inclusive com participação internacional", segundo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host