UOL Notícias Notícias
 
03/06/2010 - 14h46 / Atualizada 03/06/2010 - 15h43

UE e EUA adotam estratégia comum contra o terrorismo

LUXEMBURGO, 3 Jun 2010 (AFP) -A União Europeia (UE) e os Estados Unidos adotaram nesta quinta-feira em Luxemburgo uma estratégia comum para lutar contra o terrorismo, uma mensagem de advertência contra aqueles que querem fazer uso da "violência", anunciou a Presidência espanhola do bloco.

"Esta declaração comum é uma mensagem (...) para aqueles que estão pensando em usar a violência", indicou o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, advertindo que a UE e os Estados Unidos defendem seus "valores" comuns assim como a "tolerância" em relação a outras culturas.

O texto assenta as bases de uma estratégia comum entre a União Europeia e os Estados Unidos, alguns dias depois de o presidente americano Barack Obama ter abandonado o termo de "guerra contra o terrorismo" criado por seu antecessor George W. Bush.

O documento foi adotado durante uma reunião de ministros europeus do Interior em Luxemburgo.

Esta declaração "ajudará" Obama "em sua nova estratégia após o abandono do conceito de guerra contra o terrorismo", indicou Gilles de Kerchove, coordenador da luta antiterrorista na UE.

"O terrorismo inspirado pela Al-Qaeda continua sendo a principal ameaça para a União Europeia devido a sua vontade e à capacidade de efetuar ataques mortais", acrescentou a autoridade europeia.

O Departamento americano de Estado reafirmou seu compromisso de "respeitar o Direito Internacional, o Estado de Direito e os Direitos Humanos" no combate ao terrorismo.

A declaração foi adotada na véspera de uma cúpula entre a UE e o Paquistão em Bruxelas em que este tema será abordado. "O Paquistão é um dos países mais problemáticos no mundo" nesse sentido, ressaltou Kerchove.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h33

    -0,38
    75.318,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host