UOL Notícias Notícias
 
04/06/2010 - 08h45 / Atualizada 04/06/2010 - 08h59

Frota da paz: cinegrafista sérvio descreve uma cena apocalíptica

BELGRADO, 4 Jun 2010 (AFP) -Um cinegrafista sérvio detido em Israel em função do ataque dos comandos israelenses contra a frota humanitária destinada a Gaza voltou nesta sexta-feira a Belgrado, onde relatou uma "cena apocalíptica" durante a operação militar israelense.

"Tudo começou como uma viagem de barco sem problemas e depois virou uma cena apocalíptica", contou Srdjan Stojiljkovic, cinegrafista encarregado pelos organizadores da frota para filmar a expedição.

"Tudo aconteceu em menos de 25 segundos", contou à emissora de rádio B92.

"Os israelenses chegaram sem fazer barulho e tentaram subir a bordo, jogando bombas ensurdecedoras, enquanto a tripulação dirigia contra eles projetores e mangueiras anti-incêndio", explicou ao jornal Blic.

"Então chegaram os membros de um comcando, que desceram por uma corda de um helicóptero e aí começou o pânico, ouvimos disparos. As pessoas a bordo, que não estavam amarradas, pegaram um dos soldados, o desarmaram e o jogaram no convés".

"Uma das vítimas morreu com um disparo entre os olhos", contou ainda.

Stojiljkovic disse que tentou filmar a cena, mas que os israelenses confircaram todo o material.

O ataque dos comandos israelenses contra um dos seis barcos que formavam a frota humanitária deixou nove mortos e 20 feridos.

Segundo as autoridades israelenses, os comandos militares se viram obrigados a abrir fogo para se defender dos ocupantes do barco, que, segundo afirmam, os atacaram violentamente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host