UOL Notícias Notícias
 
04/06/2010 - 12h00 / Atualizada 04/06/2010 - 12h07

Obama: cifras do emprego mostram que a economia se fortalece dia a dia

HYATTSVILLE, EUA, 4 Jun 2010 (AFP) -O presidente Barack Obama afirmou que a leve queda na taxa de desemprego publicada nesta sexta-feira - e considerada animadora pela Casa Branca - mostra que a economia americana está se fortalecendo dia a dia.

Falando em uma montadora de caminhões na periferia de Maryland, Obama assinalou que haverá altos e baixos na recuperação da economia, que se encontra em suas primeiras etapas.

No entanto, indicou que este informe é um sintoma de que a economia americana está se fortalecendo dia a dia.

"O informe sobre o desemprego de hoje revela contínuos sinais de recuperação do mercado de trabalho", afirmou Christina Romer, uma das principais assessoras econômicas de Obama, em um blog da Casa Branca.

"O fato de que a taxa de desemprego registre uma queda e que aumento o emprego no setor privado são obviamente sintomas de uma recuperação contínua", afirmou ainda.

O emprego continua melhorando nos Estados Unidos, e a taxa de desemprego caiu um pouco mais que o previsto em maio, a 9,7%, apesar de uma criação líquida de postos (431.000) menor que o esperado, segundo cifras oficiais publicadas nesta sexta-feira.

Os analistas haviam projetado uma cifra de meio milhão de novos postos de trabalho em maio.

O desemprego retrocedeu 0,2 pontos percentuais em abril, para situar-se em 9,7% em maio, regressando assim ao nível do mês de março, assinalou o Departamento do Trabalho.

A baixa foi maior à esperada pelos analistas, que havia fixado a taxa de desemprego em 9,8% em maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    0,02
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,24
    65.179,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host