UOL Notícias Notícias
 
08/06/2010 - 18h53 / Atualizada 08/06/2010 - 19h32

Colômbia: Santos recebe apoio de 'Cambio Radical' para segundo turno

BOGOTÁ, 8 Jun 2010 (AFP) -O partido de direita "Cambio Radical" do ex-candidato Germán Vargas, que obteve 10,1% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia, apoiará o governista Juan Manuel Santos no próximo dia 20 de junho, anunciou nesta terça-feira o grupo político.

O partido faz parte da coalizão de governo do atual presidente Alvaro Uribe, e concorreu com um candidato próprio às eleições presidenciais.

"O Comitê Político do 'Cambio Radical' manifesta seu apoio à candidatura de Juan Manuel Santos e apresentará iniciativas legislativas para tornar realidade as propostas defendidas durante a campanha eleitoral", afirmou a diretoria deste movimento em comunicado.

Segundo a decisão, o candidato governista deverá introduzir em sua proposta de governo vários projetos apresentados por Vargas Lleras durante a campanha, relacionadas a uma reforma judicial e política, luta contra a corrupção e programa de saúde e habitação.

O "Cambio Radical" obteve 21 cadeiras nas eleições legislativas de março passado, com oito senadores e 13 representantes na Câmara (baixa).

Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (Partido da U, direita), obteve a mais alta votação no primeiro turno, com 46,6% dos votos, e projetou, em caso de vitória no segundo turno, a criação de um "governo de unidade nacional".>

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,24
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h44

    -0,42
    62.992,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host