UOL Notícias Notícias
 
09/06/2010 - 18h56 / Atualizada 09/06/2010 - 19h26

Premiê holandês renuncia à direção do partido Cristão-democrata


Em Haia

O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, de 54 anos, anunciou esta quarta-feira que renuncia à direção do partido Cristão-democrata (CDA), derrotado nas eleições legislativas antecipadas.

"Divulguei ao presidente do partido que renuncio imediatamente a chefiar o meu partido", anunciou Balkenende, no poder desde 2002, em discurso a membros do CDA em Haia.

"Não serei membro da nova Câmara baixa do Parlamento", acrescentou Balkenende, informando que continuará dirigindo o governo em fim de mandato até que se constitua a próxima coalizão governamental.

"Os resultados destas eleições são muito, muito depecionantes, são uma bofetada", reconheceu Balkenende, ao lado da esposa, Bianca.

Os liberais de Mark Rutte e os trabalhistas de Job Cohen lideram, com 31 cadeiras cada um, as eleições legislativas antecipadas celebradas esta quarta-feira, na Holanda.

O partido de extrema direita de Geert Wilders (22 cadeiras) ocupava o terceiro lugar, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pela televisão.

O CDA perde 20 cadeiras, passando de 41 para 21 deputados, segundo a pesquisa do instituto Synovate, feita 30 minutos antes do fechamento das mesas eleitorais.

O Partido pela Liberdade (PVV), do deputado Geert Wilders, de 46 anos, registra um crescimento espetacular, passando de 9 para 22 deputados e superando amplamente suas melhores expectativas.

Uma primeira consulta atribuiu ao PVV 23 cadeiras.

O PVV, que quer proibir a imigração procedente dos países muçulmanos, poderia aspirar a fazer parte do futuro governo se a contagem de votos confirmar as projeções das pesquisas.

Balkenende dirigia seu quarto governo de coalizão desde 2002.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host