UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 20h50 / Atualizada 11/06/2010 - 21h03

Inundação mata 20 pessoas em camping dos EUA

CHICAGO, 11 Jun 2010 (AFP) -As inundações causadas por fortes chuvas no Arkansas, no sul dos Estados Unidos, deixaram nesta sexta-feira ao menos 20 mortos em uma zona de camping, segundo as autoridades locais.

"Vinte é o número atual de mortos", disse à AFP Chad Stover, porta-voz do Departamento de Emergência do Arkansas. Ele acrescentou que não tinha detalhes sobre as vítimas.

O balanço anterior indicava que 16 pessoas haviam morrido após os rios da região subirem seis metros.

O Serviço Nacional do Tempo divulgou um alerta de inundação na quinta-feira, mas o aviso mais grave não chegou até as 02H00 local desta sexta-feira.

"O rio Little Missouri chegou a altura máxima por volta das 05H00 local e o Caddo, às 08H00", disse Tabitha Clarke, uma especialista em hidrologia do serviço em Little Rock, Arkansas.

Sobreviventes descreveram uma tromba d'água descendo pela Ouachita National Forest, atingindo campistas e famílias que passavam férias e estavam dentro de suas barracas e trailers completamente inconscientes do que ocorria no meio da noite.

"O que está sendo divulgado agora mesmo do local é que há provavelmente cerca de 30 pessoas desaparecidas", afirmou Chad Stover.

O número exato de desaparecidos é difícil de determinar, já que o acampamento Albert Pike, que recebeu o maior impacto da água, não tinha sistema de registros para mostrar quantos campistas estavam presentes.

As autoridades iniciaram uma operação de resgate na área afetada, uma região montanhosa rodeada pelos rios Caddo e Little Missouri, com dezenas de bombeiros percorrendo o local a pé e três helicópteros ajudando na busca por sobreviventes.

Também foi levado até a floresta um caminhão refrigerado que servirá como um necrotério temporário.

O presidente americano, Barack Obama, ordenou a funcionários federais de emergência que mantenham contato para ajudar as autoridades do estado afetado e enviou uma mensagem, junto com a primeira-dama, especial às vítimas.

"Michele e eu gostaríamos de estender nossas sinceras condolências às famílias e amigos daqueles que perderam suas vidas durante esta horrível inundação, e oferecemos nossas preces para aqueles que esperam ansiosamente por notícias dos que amam e ainda estão desaparecidos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host