UOL Notícias Notícias
 
14/06/2010 - 23h24 / Atualizada 14/06/2010 - 23h24

México: onda de violência ligada ao tráfico deixa 42 mortos

Culiacán, México, 14 Jun 2010 (AFP) -A onda de violência ligada ao narcotráfico matou 43 pessoas nesta segunda-feira no México, incluindo 28 detentos de uma cadeia de Mazatlán, no noroeste do país, informaram as autoridades.

"No total, foram 28 detentos mortos (em Mazatlán), e isto está confirmado", assinalou um funcionário da procuradoria do estado de Sinaloa, que pediu para não ser identificado.

De acordo com as primeiras investigações, as mortes ocorreram em um confronto entre integrantes de dois grupos de narcotraficantes: os Zetas e o cartel de Sinaloa.

O Cartel de Sinaloa é dirigido por Joaquín "El Chapo" Guzmán, o traficante mais procurado nos Estados Unidos.

No estado de Michoacán, 12 policiais federais mexicanos morreram e "vários" ficaram feridos em uma emboscada no município de Zitacuaro, informou o ministério de Segurança Pública.

O ataque ocorreu quando os policiais seguiam em comboio para a Cidade do México.

Em Michoacán age o Cartel "La Familia", considerado um dos mais sanguinários do país e que, em julho de 2009, lançou uma série de ataques simultâneos contra instalações da Polícia Federal.

Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, os policiais reagiram e balearam "vários agressores".

Tropas do Exército e da Polícia Federal, apoiadas por helicópteros, foram enviadas à zona da emboscada.

Em Chihuahua, outros três policiais morreram e um quarto ficou ferido gravemente em um tiroteio com supostos traficantes em uma avenida da cidade, informou a secretaria federal de Segurança Pública.

Entre quinta e sexta-feira passadas, 77 pessoas foram assassinadas no México por narcotraficantes, incluindo 19 em um ataque contra um centro de reabilitação de dependentes de drogas em Chihuahua.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host