UOL Notícias Notícias
 
14/06/2010 - 18h51 / Atualizada 14/06/2010 - 19h31

Obama incentiva turismo e promete 'fazer tudo' pela região afetada

THEODORE, EUA, 14 Jun 2010 (AFP) -Apesar das imagens de manchas de petróleo no litoral mostradas pelas redes de televisão, o presidente dos Estados Unidosamericano, Barack Obama, convidou os americanos a continuarem fazendo turismo nesses locais, porque, segundo ele, ainda "há muitas praias que não foram e nem serão atingidas".

Degustando frutos do mar com autoridades locais, ele prometeu proteger o modo de vida dos habitantes das regiões atingidas, em particular o setor pesqueiro.

O governo está comprometido em "fazer tudo o que estiver em nosso alcance para proteger o modo de vida no Golfo, para que ele se mantenha para nossos filhos, netos, e nossos bisnetos", afirmou Obama, após se reunir com autoridades dos estados de Mississipi e Alabama (sul).

Em uma visita de dois dias pelos estados atingidos pela grande catástrofe ambiental, desatada após o naufrágio de uma plataforma petroleira do grupo britânico BP, o presidente também espera alcançar um acordo com a empresa britânica na quarta-feira para a criação de um fundo especial para os afetados pelo derramamento.

As autoridades exigiram no domingo que a BP estabeleça um fundo especial para pagar as demandas vinculadas à maré negra e deixe que uma comissão independente supervisione os trâmites.

"Iniciamos conversas preliminares sobre como reestruturar um mecanismo para que os pedidos justificados que aparecerão não apenas amanhã, nem na semana seguinte, mas nos próximos meses, sejam atendidos da forma correta, com justiça e a tempo", dise Obama, que receberá na quarta-feira na Casa Branca o presidente da BP, Carl-Henric Svanberg.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host