UOL Notícias Notícias
 
17/06/2010 - 07h29 / Atualizada 17/06/2010 - 07h41

Israel flexibiliza o bloqueio a Gaza

JERUSALÉM, 17 Jun 2010 (AFP) -O governo israelense decidiu suavizar o bloqueio à Faixa de Gaza, facilitando a entrada de bens de uso civil e de materiais para projetos civis nesse território palestino governado pelo movimento islamita Hamas, anunciou nesta quinta-feira o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A decisão foi adotada sob forte pressão internacional, que aumentou depois da onda de indignação causada pelo violento ataque israelense em 31 de maio contra uma frota humanitária que levava ajuda para a Gaza e no qual morreram nove cidadãos turcos.

Gaza, onde 80% de seus 1,5 milhão de habitantes dependem da ajuda internacional para viver, está submetida a um férreo bloqueio imposto por Israel desde 2007, quando o Hamas tomou o poder do encrave das mãos da Autoridade Palestina de Mahmud Abbas.

O gabinete de segurança israelense, integrado pela metade dos membros do governo, decidiu ao final de dois dias de discussões "liberalizar o sistema mediante o qual os bens de uso entram em Gaza e amplie o fluxo de materiais para projetos civis que sejam realizados sob supervisão internacional", indica o comunicado do gabinete.

Mas Israel "manterá os atuais procedimentos de segurança para impedir a entrada de armas e material militar", acrescenta o texto.

O comunicado se abstém de especificar quais serão as medidas concretas e se limita a assinalar que o gabinete de segurança manterá novas reuniões no próximo dias.

Netanyahu já havia advertido que Israel manterá o bloqueio marítimo de Gaza.

O gabinete de segurança voltou a pedir, por outro lado, o apoio da comunidade internacional para obter a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, capturado por um comando palestino em junho de 2006 e que continua em mãos do Hamas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h25

    0,55
    63.574,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host