UOL Notícias Notícias
 
18/06/2010 - 00h07 / Atualizada 16/08/2010 - 23h55

Irã é capaz de disparar 'centenas' de mísseis contra Europa

WASHINGTON, 17 Jun 2010 (AFP) -O Irã tem a capacidade de lançar um ataque contra a Europa com "dezenas ou até centenas" de mísseis, o que leva os Estados Unidos a revisar seu sistema de defesa antimísseis, revelou nesta quinta-feira o secretário americano da Defesa, Robert Gates.

A Casa Branca decidiu em setembro passado mudar seu projeto de escudo antimísseis na Europa devido à ameaça dos mísseis iranianos de longo alcance sobre seus aliados da Otan.

"Um dos elementos (proporcionados pelos serviços de inteligência) que contribuíram para a decisão (de mudar o sistema de defesa antimíssil) foi a consciência de que se o Irã chegar a lançar um ataque de mísseis contra a Europa, não será com um ou dois mísseis, nem com um punhado", disse Gates durante audiência no Senado americano.

Um ataque iraniano "seria uma salva, na qual potencialmente teríamos dezenas, até centenas de mísseis" contra a Europa, destacou Gates, acrescentando que apoia o novo projeto, "capaz de proteger nossas tropas, nossas bases, nossas instalações e nossos aliados".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host