UOL Notícias Notícias
 
19/06/2010 - 17h00 / Atualizada 19/06/2010 - 17h01

Barco coletor de petróleo da BP retoma atividades no Golfo

NOVA ORLEANS, EUA, 19 Jun 2010 (AFP) -A petroleira britânica BP anunciou neste sábado que seu principal navio para coleta do petróleo que vaza de um poço danificado no Golfo do México reiniciou suas tarefas depois de uma interrupção de dez horas devido a uma falha técnica.

O Discoverer Enterprise, um barco que recolhe entre 15.000 e 18.000 barris de petróleo por dia desde que um funil foi instalado sobre o vazamento localizado a 1.500 metros de profundidade, interrompeu suas atividades às 01h23 GMT do sábado (10h23 de Brasília, na sexta-feira), devido ao bloqueio de um dispositivo anti-incêndio, disse o porta-voz da BP, Robert Wine.

"O duto de ventilação estava parcialmente obstruído. Isso bloqueava a quantidade de petróleo que podíamos introduzir nos depósitos" da embarcação, afirmou Wine.

"Foi colocada fora do serviço para ser destampado, mas as condições meteorológicas eram difíceis e havia risco de raios. Então, no lugar de começar de novo sob a tempestade, decidiram aguardar", completou.

Antes dessa interrupção, os barcos da BP recuperavam em torno de 25.000 barris diários, informou na sexta-feira Thad Allen, comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

A irritação das pessoas com o comportamento do assediado presidente da BP, Tony Hayward, deve aumentar com o retorno do executivo da Grã-Bretanha, onde um barco de sua propriedade participará de uma competição na ilha de Wight.

Outro porta-voz da BP, John Curry, antecipou-se em defender a viagem do chefe.

"Não importa onde ele está, sempre fica sabendo do que ocorre na BP", disse.

Wine também defendeu Hayward ao afirmar que será seu "primeiro dia de folga desde que iniciou" o vazamento, após a explosão em 20 de abril da plataforma de petróleo Deepwater Horizon e seu posterior naufrágio na costa de Louisiana, sul dos EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    1,03
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h11

    -1,39
    74.340,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host