UOL Notícias Notícias
 
19/06/2010 - 11h44 / Atualizada 19/06/2010 - 12h05

Israel anuncia à ONU que evitará a chegada de barcos libaneses a Gaza

JERUSALÉM, 19 Jun 2010 (AFP) -A representante de Israel ante a ONU afirmou em uma carta dirigida a essa organização que o Estado hebreu tem o direito de utilizar todos os meios para evitar a chegada de um barco com militantes do Líbano em Gaza.

Em carta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, citada pelas rádios e sites dos jornais, a embaixadora Gabriella Shalev indica que Israel suspeita que esses militantes estão ligados ao movimento xiita libanês do Hezbollah.

"Israel se reserva o direito em conformidade com a legislação internacional de empregar todos os meios necessários para impedir que esses barcos violem o bloqueio marítimo imposto à Faixa de Gaza", assinalou o site do jornal Haaretz, citando a carta de Shalev.

"Parece que alguns barcos têm previsto partir do Líbano para navegar até a Faixa de Gaza, que está sob controle do regime terrorista do Hamas", acrescentou.

Um grupo de 50 mulheres, incluindo 30 libaneses, quer chegar a Gaza em um barco carregad de ajuda humanitária, o "Mariam". Ainda não foi anunciada a data de partida.

O Hezbollah assinalou nesta sexta-feira que não está envolvido nesse projeto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    -2,07
    61.343,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host