UOL Notícias Notícias
 
19/06/2010 - 09h44 / Atualizada 19/06/2010 - 09h53

Obama critica bloqueio de republicanos a projetos vitais

WASHINGTON, 19 Jun 2010 (AFP) -O presidente Barack Obama atacou neste sábado a oposição republicana por sua "obstrução" no Congresso a projetos de lei que considera vitais.

"Os Estados Unidos enfrentam uma quantidade de desafios grandes e difíceis", afirmou Obama em seu programa semana de rádio, acrescentando que os americanos repcisam de que exista uma vontade em Washington para colocar em primeiro lugar o interesse público.

Obama disse estar decepcionado com os obstáculos dos legisladores opositores a proyectos dos democratas para enfrentar as dificuldades econômicas, entre eles uma lei para estender os benefícios aos desempregados.

O presidente considerou essa lei vital, assim como outras iniciativas, entre elas créditos para comprar a casa própria, e lamentou que os líderes republicanos "sequer tenham permitido que essa legislação fosse votada".

Em resposta às críticas da Casa Branca, o senador republicano Roger Wicker procurou reforçar a ideia de que Obama demorou a envolver-se no desastre ambiental provocado pela maré negra no Golfo do México.

"Alegra-me que finalmente Obama coloque essa catástrofe no topo da agenda, mas sua resposta foi muito lenta. Ele demorou a ouvir os líderes locais e dos estados, demorou a entender a seriedade da crise e demorou a assumir as responsabilidade pela recuperação", acusou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host