UOL Notícias Notícias
 
20/06/2010 - 08h59 / Atualizada 20/06/2010 - 09h08

Papa: o sacerdócio não é um degrau para conquistar posições sociais

CIDADE DO VATICANO, 20 Jun 2010 (AFP) -O Papa Bento XVI celebrou neste domingo a ordenação de 14 novos sacerdotes da diocese de Roma lançando um duro ataque contra os eclesiásticos que consideram o sacerdócio uma forma de conquistar uma posição social ou de satisfazer suas próprias ambições.

As afirmações do Papa ganharam especial importância na Itália, onde todos os grandes jornais dedicaram suas manchetes à investigação por corrupção em Perusa (centro) contra o cardeal arcebispo de Nápoles, Crescenzio Sepe, e o ex-ministro do governo de Berlusconi, Pietro Lunardi.

"O sacerdócio jamais pode representar um meio para alcançar uma segurança ou conquistar uma posição social", afirmou Bento XVI, que parecia tenso e cansado para os jornalistas que assistiram a missa celebrada na Basílica de São Pedro.

"Quem aspira o sacerdócio para aumentar seu prestígio pessoal e seu próprio poder interpreta equivocadamente o sentido de seu ministério", enfatizou.

A respeito do cardeal de Nápoles, o Vaticano indicou que nada tem a esconder, conforme afirmou neste domingo o secretario da antiga Propaganda Fide, congregação que gestiona o patrimônio imobiliário do Vaticano.

"Estamos serenos e tranquilos. Estamos um pouco contrariados pelas críticas à Congregação mas tudo ficará esclarecido, não temos nada a esconder", afirmou o monsenhor Roberto Sarah, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, a ex-Propaganda Fide.

Sarah respondeu assim ao anúncio da abertura de uma investigação por corrupção contra Sepe por sua gestão da Congregação entre 2001 e 2006.

A antiga Propaganda Fide, congregação da Cúria romana, dirige as obras missionárias do Vaticano e um amplo patrimônio imobiliário em Roma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host