UOL Notícias Notícias
 
21/06/2010 - 23h47 / Atualizada 21/06/2010 - 23h54

Santos garante cooperação entre Colômbia e EUA contra drogas

BOGOTÁ, 21 Jun 2010 (AFP) -O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, garantiu nesta segunda-feira que manterá a cooperação com os Estados Unidos na luta contra o tráfico de drogas, um problema que efeta a "segurança nacional".

"Nós seguiremos colaborando com os Estados Unidos na luta contra o narcotráfico. Para a Colômbia, e já disse isto muitas vezes, este não é apenas um problema de saúde pública, é um problema de segurança nacional".

Em sua primeira coletiva após a vitória na eleição de domingo, Santos reafirmou que "é preciso seguir combatendo o narcotráfico, fonte de financiamento de todas as manifestações criminosas que tanto dano fazem a este país".

Santos, que garantiu que seu governo combaterá o narcotráfico "em todos os elos da corrente", pediu mais "responsabilidade" dos demais países afetados pelo problema.

"O narcotráfico não é uma luta que a Colômbia possa enfrentar só. É uma luta que afeta muitos outros países e esperamos que a partir do princípio da responsabilidade compartilhada outros Estados colaborem".

Santos assumirá no dia 7 de agosto o cargo do presidente Alvaro Uribe, que deixa o poder após oito anos de governo.

Washington colabora com Bogotá na luta contra o narcotráfico por intermédio do chamado 'Plano Colômbia', que nos últimos 10 anos destinou mais de 6 bilhões de dólares aos colombianos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host