UOL Notícias Notícias
 
22/06/2010 - 16h15 / Atualizada 22/06/2010 - 16h29

EUA: justiça anula moratória de prospecção de petróleo no Golfo

NOVA ORLEANS, EUA / Louisiana, 22 Jun 2010 (AFP) -O juiz americano Martin Feldman anulou nesta terça-feira a moratória de seis meses para a prospecção de petróleo no Golfo do México, ao mesmo tempo em que a Casa Branca anunciou que irá apelar da decisão.

O magistrado decidiu a favor de 32 petroleiras que desafiaram a moratória da prospecção e exploração de petróleo imposta pela administração Obama após o vazamento de óleo no Golfo.

Martin Feldman decidiu na corte de Nova Orleans que a "demanda preliminar está garantida" contra a moratória, afirmando ter sido persuadido pelo fato de ser do interesse público levantar a moratória imposta pelas autoridades.

"A corte entendeu que os pleiteantes tiveram sucesso ao mostrar que a decisão da agência foi arbitrária e voluntariosa", disse Feldman na sentença.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, respondeu em seu encontro diário com jornalistas que a administração "entrará imediatamente com a apelação".

"O presidente está totalmente convencido, como anunciaram ontem (segunda-feira) o Departamento do Interior e o Departamento de Justiça, que continuar perfurando nessa profundidade sem saber o que aconteceu (na explosão da plataforma Deepwater Horizon dois meses atrás) não tem nenhum sentido", afirmou Gibbs.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host