UOL Notícias Notícias
 
22/06/2010 - 09h12 / Atualizada 22/06/2010 - 09h26

Irã envia no domingo navio com ajuda humanitária a Gaza

Em Teerã

O Crescente Vermelho iraniano enviará no domingo um navio carregado com 1.100 toneladas de ajuda humanitária a Gaza, declarou nesta terça-feira (22) seu dirigente, Abdolrauf Adibzadeh, citado pela agência ISNA.

"O navio do Crescente Vermelha, batizado 'Barco para as Crianças de Gaza', zarpará no domingo do porto de Bandar Abbas (no Golfo) para o Mediterrâneo", declarou Adibzadeh, encarregado de Assuntos Internacionais da organização.

"Este navio estará carregado com 1.100 toneladas de ajuda, em particular de medicamentos, alimentos, roupa infantil e brinquedos que serão entregues às crianças de Gaza pelas crianças iranianas", acresentou.

"Apenas 10 pessoas, cinco jornalistas e cinco voluntários humanitários, partirão no barco, que demorará 14 dias para chegar à costa de Gaza", disse ainda.

No início de junho, o Crescente Vermelha iraniana anunciou sua intenção de enviar um barco de ajuda humanitária e outro com trabalhadores humanitários voluntários a Gaza, em uma tentativa de romper o bloqueio imposto há quatro anos ao território palestino por Israel, inimigo jurado do Irã, que não reconhece o Estado hebreu.

O segundo barco que leva voluntários espera a permissão das autoridades iranianas por questões de segurança, segundo a Crescente.

A decisão iraniana de enviar dois barcos de ajuda a Gaza foi adotada depois de 31 de maio, quando a marinha israelense lançou um violento ataque contra ma frota humanitária destinada ao território palestino, matando nove voluntários turcos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host