UOL Notícias Notícias
 
22/06/2010 - 21h10 / Atualizada 22/06/2010 - 21h16

Jamaica: polícia confirma prisão do suposto traficante 'Dudus' Coke

KINGSTON, Jamaica, 22 Jun 2010 (AFP) -A polícia da Jamaica confirmou, esta terça-feira, a prisão do suposto chefão das drogas Christopher "Dudus" Coke, sobre quem pesa um pedido de extradição para ser julgado por narcotráfico nos Estados Unidos.

"As forças de segurança querem confirmar que Christopher Lloyd Coke, por quem a polícia tem uma ordem de prisão em relação a um processo de extradição, foi detido esta tarde", disse o comissário de polícia Owen Ellington.

A prisão havia sido anunciada anteriormente por um líder religioso local, o reverendo Al Miller, que disse ter participado do processo que permitiu deter o fugitivo.

O governo do primeiro-ministro Bruce Golding estava procurando Dudus para fazê-lo extraditar aos Estados Unidos. Ele é considerado uma espécie de Robin Hood pelos jamaicanos mais pobres e um negociante da morte por Washington.

Sua perseguição provocou confrontos entre a polícia e o exército da Jamaica, de um lado, e os seguidores de Dudus do outro. Setenta e três civis morreram no fim de maio, obrigando o governo a decretar estado de emergência.

A Justiça americana acusa Coke e seu bando, batizado de "Shower Posse", de abastecer Nova York e outras cidades da costa leste americana com maconha e cocaína, provocando guerras entre quadrilhas rivais que deixaram milhares de mortos.

Coke pode pegar pena de prisão perpétua se for extraditado e julgado culpado nos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host