UOL Notícias Notícias
 
23/06/2010 - 17h22 / Atualizada 23/06/2010 - 17h37

Afeganistão: Obama substitui o general McChrystal depois dos comentários cáusticos

WASHINGTON, 23 Jun 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira que a conduta do general Stanley McChrystal como comandante das tropas da Otan no Afeganistão não se enquadrava nos critérios exigidos para um militar que ocupa um posto tão alto, aceitando sua demissão.

O general McChrystal será substituído pelo general David Petraeus, que chefia atualmente as forças americanas no Iraque e Afeganistão.

Em declaração na Casa Blanca, Obama insistiu em que esta mudança de pessoas não representava nenhuma mudança de estratégia da guerra no Afeganistão, pedindo à equipe "unidade no esforço" de guerra neste país asiático, advertindo que não vai tolerar divisões dentro do governo.

O presidente também afirmou que não despediu McChrystal por "insultos pessoais", mas porque sua conduta não enquadrava nos critérios exigidos, tratando-se de um general, depois da publicação, na segunda-feira, na revista Rolling Stone, de um artigo no qual o militar fazia comentários mordazes sobre o presidente e o governo.

Na manhã desta quarta-feira, Obama recebeu na Casa Branca o general McChrystal. Ambos os homens ficaram a sós durante meia hora na ala ocidental do palácio presidencial.

O chefe militar, convocado de urgência, depois da publicação da polêmica matéria na Rolling Stone, deixou a Casa Branca pouco depois das 14H20 GMT) desta quarta-feira.

Antes do encontro com Obama, o general chegou a se reunir por meia hora com o secretário de Defesa Robert Gates e com o chefe do Estado Maior conjunto Michael Mullen, informou um porta-voz.

Depois de ter-se inteirado dos comentários descorteses de McChrystal, Obama estimou que o general de 55 anos havia feito um julgamento errôneo ao criticar seu goberno.

As tensões entre McChrystal e o executivo dos Estados Unidos chegaram a público num momento crítico, no qual as forças internacionais estão comprometidas em duas ofensivas cruciais contra os talibãs no sul do Afeganistão e sofrem baixas significativas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host