UOL Notícias Notícias
 
23/06/2010 - 14h16 / Atualizada 23/06/2010 - 14h25

Chanceleres de Brasil, Turquia e Irã vão voltar a se reunir em Teerã

TEERÃ, 23 Jun 2010 (AFP) -Os ministros das Relações Exteriores de Irã, Brasil e Turquia vão se encontrar "em breve" para discutir a questão nuclear iraniana, informou nesta quarta-feira o ministério iraniano das Relações Exteriores.

"O chefe da diplomacia brasileira, Celso Amorim, conversou por telefone nesta quarta-feira com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, e eles decidiram discutir em um encontro próximo entre os três chanceleres, iraniano, turco e brasileiro, os próximos passos do acordo de Teerã", informou um comunicado do ministério citado pela agência oficial Irna.

A nota não informa a data do encontro.

O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, após um acordo com Brasil e Turquia, trocar em território turco 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas de Teerã.

Mas à margem de sua proposta de troca, o Irã garantiu que pretendia prosseguir com o enriquecimento de urânio a 20%.

As grandes potências, lideradas por Estados Unidos, que suspeitam que o Irã quer fabricar uma bomba atômica amparando-se em um programa civil, criticaram desde o primeiro momento este acordo.

Em visita a Sofia, o chefe da diplomacia brasileira estimou que as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas decididas no dia 9 de junho contra o Irã, a quarta deste tipo desde 2006, não devem fechar a porta para as negociações.

Também destacou a declaração do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que "deseja prosseguir com as discussões sobre a base da proposta de Brasil e da Turquia com o Irã". Amorim também apreciou "a atitude positiva" na resposta iraniana a esta declaração.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host