UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 21h40 / Atualizada 26/06/2010 - 21h53

Chávez elogia coragem de Ahmadinejad e pede reflexão à ONU

CARACAS, 26 Jun 2010 (AFP) -O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacou neste sábado o "esforço e a coragem" do líder iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que chegou a um acordo com Brasil e Turquia para a solução do problema envolvendo o programa nuclear do Irã, e pediu a ONU que "reflita" a este respeito.

"Se obteve um acordo histórico em Teerã entre Turquia, Brasil e Irã. É preciso reconhecer o esforço e a coragem do presidente e irmão Mahmud Ahmadinejad para buscar soluções e evitar novas catástrofes", declarou Chávez.

"Os Estados Unidos se dedicaram a torpedear o acordo e a ignorá-lo, e, tristemente, vimos como o Conselho de Segurança da ONU também o fez".

Brasil e Turquia promoveram em maio passado com o Irã a troca em território turco de 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5% por 120 quilos de combustível nuclear enriquecido a 20%, para alimentar o reator de pesquisas médicas de Teerã.

As grandes potências, lideradas pelos Estados Unidos, suspeitam que o programa nuclear civil iraniano é uma fachada para se obter a bomba atômica, e em junho adotaram novas sanções contra Teerã.

"Oxalá que a ONU reflita sobre isto. A Venezuela segue apoiando firmemente o povo do Irã em sua luta pela independência", destacou Chávez, elogiando o papel desempenhado pelo Brasil nas negociações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h38

    -0,60
    3,126
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h43

    0,06
    75.652,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host