UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 18h16 / Atualizada 26/06/2010 - 18h34

Mullen chega a Cabul para garantir a Karzai manutenção da missão da Otan

CABUL, 26 Jun 2010 (AFP) -O chefe de Estado-maior conjunto dos Estados Unidos, almirante Michael Mullen, reuniu-se este sábado, em Cabul, com o presidente afegão, Hamid Karzai, para garantir-lhe que não haverá mudanças na estratégia da Otan após a destituição do general Stanley McChrystal.

O almirante Mullen, que chegou à noite ao Afeganistão, se reuniu ainda com os comandantes das forças internacionais no país.

"O chefe de Estado-maior Conjunto dos Estados Unidos declarou, durante o encontro, que confiava na capacidade do novo chefe das forças internacionais, o general David Petraeus, para fazer esforços, assim como o general Stanley McChrystal, e evitar perdas civis, melhorar a coordenação entre as forças afegãs e internacionais, o treinamento e o reforço das forças de segurança afegãs", informou a Presidência afegã em um comunicado.

O almirante Mullen viajou em seguida para Islamabad, próxima etapa de sua viagem à região.

Sua visita se realiza depois da destituição do general McChrystal, chefe da forças internacionais e grande artífice da nova estratégia da Casa Branca contra a insurreição, e sua substituição pelo general David Petraeus, comandante das forças americanas no Iraque.

"Minha mensagem é clara. Não há nenhuma mudança na nossa estratégia. Nenhuma mudança na nossa missão", declarou o almirante Mullen durante entrevista coletiva em Washington antes de partir para o Afeganistão.

O presidente Barack Obama destituiu Stanley McChrystal depois da publicação de um artigo na revista Rolling Stone, na qual o general caçoou do vice-presidente Joseph Biden e de boa parte do executivo americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host