UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 11h49 / Atualizada 27/06/2010 - 11h49

Bélgica/pedofilia: Papa critica modo "lamentável" usado pela polícia em busca

CIDADE DO VATICANO, 27 Jun 2010 (AFP) -O Papa Bento XVI criticou neste domingo a forma "lamentável" com que foi efetuada, pela polícia belga, uma operação de busca e apreensão de documentos, como parte de uma investigação sobre pedofilia no país.

Segundo o papa, a operação representa um "momento triste" para a Igreja.

"Desejo que a Justiça faça seu curso a fim de garantir os direitos fundamentais das pessoas e das instituições, o respeito às vítimas, o reconhecimento dos que se empenham a colaborar."

A ação ocorreu no Palácio do Arcebispado de Bruxelas, sede da Igreja Católica belga, e nos túmulos de dois arcebispos do país.

"Desejo expressar, caro irmão do episcopado, assim como a todos os bispos da Bélgica, minha proximidade e solidariedade neste momento de tristeza, depois do que, com algumas modalidades surpreendentes e lamentáveis, foram feitas revistas, inclusive na catedral de Malines e nas dependências onde o Episcopado belga estava reunido em sessão plenária", escreveu o papa em mensagem em francês endereçada ao arcebispo André-Joseph Léonard, presidente da Conferência de Bispos da Bélgica.

"Durante a reunião, estavam sendo tratados, entre outros, aspectos ligados a abusos contra menores da parte de membros do clero. Repeti eu mesmo numerosas vezes que estes fatos graves devem ser objeto da ordem civil e da ordem canônica, no respeito recíproco da especificidade e da autonomia de cada um", prosseguiu o papa no documento.

Segundo religiosos, a Igreja belga foi ultrajada pela blitz na cripta da catedral de Malines e em dois túmulos arcebispais, com a violação dos túmulos dos cardeais Jozef-Ernest Van Roey e Léon-Joseph Suenes, arcebispos falecidos de Bruxelas. E não exclui a possibilidade de ir à justiça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h09

    -0,47
    75.245,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host