UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 09h31 / Atualizada 27/06/2010 - 10h08

Bélgica/pedofilia: Papa critica modo "lamentável" usado pela polícia em investigação

CIDADE DO VATICANO, 27 Jun 2010 (AFP) -O Papa Bento XVI criticou neste domingo a forma "lamentável" com que foram efetuadas revistas pela polícia belga nas dependências do episcopado local, como parte de uma investigação sobre pedofilia no país.

"Desejo expressar, caro irmão do episcopado, assim como a todos os bispos da Bélgica, minha proximidade e solidariedade neste momento de tristeza, depois do que, com algumas modalidades surpreendentes e lamentáveis, foram feitas revistas, inclusive na catedral de Malines e nas dependências onde o Episcopado belga estava reunido em sessão plenária", escreveu o papa em mensagem em francês endereçada ao arcebispo André-Joseph Léonard.

"Durante esta reunião, estavam sendo tratados, entre outros, aspectos ligados a abusos contra menores da parte de membros do clero. Repeti eu mesmo numerosas vezes que estes fatos graves devem ser objeto da ordem civil e da ordem canônica, no respeito recíproco da especificidade e da autonomia de cada um", prosseguiu o papa no documento.

A Igreja belga havia sido ultrajada por revistas na cripta da catedral de Malines e em dois túmulos arcebispais e não exclui a possibilidade de ir à justiça.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host