UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 09h58 / Atualizada 27/06/2010 - 10h08

Parlamento espanhol presta homenagem a vítimas do terrorismo

MADRI, 27 Jun 2010 (AFP) -O Congresso dos Deputados espanhol prestou homenagem solene neste domingo às vítimas do terrorismo, na presença do Rei Juan Carlos I e da Rainha Sofía, 50 anos depois do primeiro atentado atribuído à organização separatista armada basca ETA.

Em março passado, o Congresso escolheu o 27 de junho como "dia de memória e homenagem" às vítimas.

Foi justamente no dia 27 de junho de 1960 que a ETA assassinou pela primeira vez", matando um bebê de 22 meses, Begoña Urroz, num atentado a bomba na estação ferroviária de Amara, em San Sebastián (norte).

"Este é um dia para reiterar a mais firme condenação e repulsa à violência terrorista" que é "por essência perversa, covarde e injustificável", declarou o Rei.

Foi observado um minuto de silêncio na Casa, na presença de numerosos representantes de associações de vítimas.

A ETA é considerada organização terrorista pela União Europeia, responsável pela morte de 829 pessoas em atentados pela independência do País Basco.

A ETA (Euskadi Ta Askatasuna, que quer dizer, Pátria Basca e Liberdade), vem recorrendo à violência em sua luta para conseguir a independência do País Basco (norte).

Seu símbolo é uma tocha com uma serpente entrelaçada, tendo sido fundada em 31 de julho de 1959 por estudantes nacionalistas contra o "imobilismo" diante do franquismo do Partido Nacionalista Basco (PNV, democratas-cristãos), no poder no País Basco desde 1980.

O movimento nacionalista foi criado no fim do século XIX com base numa ideologia étnica, antiespanhola e ultracatólica de seu fundador Sabino Arana, que contou com a adesão do marxismo-leninismo dos fundadores da ETA.

A polícia e o Exército foram se tornando aos poucos os alvos preferidos da ETA, cujos métodos incluem especialmente os carros-bomba, a violência urbana e o assassinato de vítimas selecionadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host