UOL Notícias Notícias
 
28/06/2010 - 17h48 / Atualizada 28/06/2010 - 17h57

Morre Nicolas Hayek, o salvador do setor de relojoaria suíço com o Swatch

ZURIQUE, Suíça, 28 Jun 2010 (AFP) -O inventor do conceito de relógio Swatch, Nicolas Hayek, faleceu nesta segunda-feira, vítima de uma crise cardíaca aos 82 anos. Era considerado uma das figuras emblemáticas da indústria suíça, "um fazedor" de ideias, o salvador da indústria de relojoaria helvética.

Nicolas Hayek, também considerado o idealizador do pequeno carro urbano Smart, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1928 em Beirute, indo para a França em 1940 e, depois, para a Suíça, nove anos mais tarde.

Grande empreendedor, encontrou na Confederação Helvética um campo fecundo para fazer valer suas ambições e ideias.

Sua empresa de consultoria interveio nas relojoarias suíças ASUAG e SSIH, postas em liquidação. Preconizou a fusão das duas companhias e, principalmente, o lançamento de um relógio "de preço baixo e qualidade alta, artístico +Swiss made+".

Três anos mais tarde, Nicolas Hayek assumiu a presidência do grupo que surgiu da fusão.

Sob sua batuta e graças ao pequeno relógio de plástico barato que seduziu milhares de consumidores, o grupo tornou-se líder do setor.

Em 1998, o SMH foi rebatizado Swatch Group, sinônimo de seus relógios, mas que continha, na realidade, uma quantidade de marcas famosas.

Hayek transformou a indústria suíça moribunda, condenada a ser comprada por investidores estrangeiros, em joia mundialmente conhecida, garantindo grande parte das exportações de relógios suíços.

Por sua carreira, o presidente da Swatch recebeu inúmeras medalhas. Foi distinguido pela Áustria e, principalmente pela cidade de Bienne onde fica o grupo. Na França, recebeu títulos da Legião de Honra e de Comandante da Ordem das Artes e das Letras.

Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa em direito e economia da Universidade de Bologna e da Universidade de Neuchâtel.

Segundo a revista americana Forbes, Hayek estava no 232º lugar da lista de milionários no mundo, com fortuna estimada em 3,9 bilhões de dólares (3,2 bilhões de euros).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    -0,21
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h32

    0,17
    68.468,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host