UOL Notícias Notícias
 
29/06/2010 - 21h14 / Atualizada 29/06/2010 - 22h00

EUA aceitam ajuda internacional para conter 'maré negra' no Golfo

NOVA ORLEANS, EUA, 29 Jun 2010 (AFP) -Os Estados Unidos aceitarão a oferta de 12 países para ajudar a limpar e conter o vazamento de petróleo no Golfo do México, informaram altos funcionários esta terça-feira.

Os Estados Unidos aceitarão 22 "ofertas de ajuda de 12 países e organismos internacionais, inclusive dois separadores de óleo e água de alta velocidade e bóias de contenção de incêndio do Japão", informou o Departamento de Estado em um comunicado.

"Atualmente, estamos desenvolvendo as modalidades particulares de entrega da assistência oferecida", continuou o comunicado, acrescentando que detalhes estariam "disponíveis assim que estes ajustes estiverem concluídos".

Canadá, México, Noruega e Japão ofereceram as bóias de contenção e coleta de petróleo da superfície do mar, disse uma porta-voz da Área Unificada de Comando, entidade encabeçada pela Guarda Costeira americana, que coordena com a BP a resposta ao acidente.

Os separadores foram oferecidos por México, Noruega, França e Japão e um sistema de limpeza foi enviado pela Holanda, informou à AFP a porta-voz, Gina Ruoti.

Ofertas de assistência não-material estão chegando da União Europeia e da Organização Marítima Internacional, acrescentou, sem especificar o volume desta ajuda.

Um total de 27 países ofereceram ajuda ao governo americano depois da explosão, em abril, da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, que deixou 11 mortos e provocou o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Estima-se que de 1,6 a 3,6 milhões de barris de petróleo já tenham sido vertidos para as águas do Golfo do México do duto danificado, a 1.500 metros de profundidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host