UOL Notícias Notícias
 
29/06/2010 - 21h58 / Atualizada 29/06/2010 - 21h59

Obama recebe rei saudita Abdullah na Casa Branca

WASHINGTON, 29 Jun 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira o rei Abdullah da Arábia Saudita na Casa Branca, num momento em que procura dar novo impulso ao processo de paz no Oriente Médio e incrementar a pressão sobre o Irã, por seu polêmico programa nuclear.

O encontro também envolveu a política americana no Afeganistão, depois da demissão do general Stanley McChrystal como comandante das tropas da Otan, e os esforços empreendidos por Washington e Riad em matéria de segurança nacional, além da estreita colaboração na luta contra a rede Al-Qaeda.

"O senhor é um homem honrado, um bom homem. Não digo isto para elogiá-lo, mas porque é a verdade, o que escuto das pessoas de todo o mundo", afirmou Abdullah ao final de um almoço com Obama na Casa Branca.

A visita do rei saudita, de 86 anos, ocorre uma semana antes de Obama receber o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, após a decisão do Estado hebreu de flexibilizar seu bloqueio sobre a Faixa de Gaza.

"Discutimos sobre o processo de paz no Oriente Médio e sobre a importância de se avançar de forma significativa e enérgica para garantir uma pátria palestina que possa conviver ao lado de um Estado israelense próspero e seguro", disse Obama.

O presidente americano tenta relançar as negociações indiretas entre israelenses e palestinos, com a esperança de poder estabelecer um rápido canal de negociação oficial entre as duas partes.

col/LR

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    -0,87
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h05

    0,35
    70.259,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host