UOL Notícias Notícias
 
29/06/2010 - 17h59 / Atualizada 29/06/2010 - 18h05

Petraeus diz que há 'avanços' no Afeganistão, mas prevê 'duros combates'

WASHINGTON, 29 Jun 2010 (AFP) -O general David Petraeus, indicado pelo presidente americano, Barack Obama, como novo comandante das tropas internacionais no Afeganistão, tentou, nesta terça-feira, tranquilizar um Congresso ansioso de que as tropas lideradas pela Otan estão fazendo progressos no Afeganistão, em meio ao desgastado apoio público à guerra.

Começam a ser vistos "avanços em certos âmbitos" no Afeganistão, disse aos senadores Petraeus, o oficial mais reverenciado das Forças Armadas americanas e futuro chefe da Aliança Internacional (Isaf) no país asiático, sem deixar de prever, entretanto, "duros combates" contra a insurgência talibã e um aumento da violência.

"Constatamos avanços em certos âmbitos, em meio ao difícil combate no Afeganistão", declarou Petraeus durante audiência no Congresso americano.

As forças da Otan "realizaram avanços em vários lugares" neste ano, especialmente na província de Helmand, sul do Afeganistão, afirmou.

No entanto, advertiu, "os duros combates vão continuar" e "podem se intensificar nos próximos meses", enquanto as tropas internacionais aumentam a pressão sobre os insurgentes talibãs.

Afirmou também que buscará uma "unidade de esforços" entre civis e militares no Afeganistão, cujas relações sofrem com recorrentes tensões.

Diante da preocupação dos congressistas quanto às tensas relações entre líderes civis e militares, Petraeus prometeu trabalhar perto de seus colegas civis e também prometeu rever regras questionadas quanto à restrição do uso do poder de fogo pelas tropas

Enquanto cai o apoio popular à guerra que já dura nove anos, o presidente Barack Obama indicou Petraeus para assumir o comando em Cabul, depois da saída dramática saída de cena do general Stanley McChrystal, na semana passada.

Petraeus assumirá as tropas no Afeganistão em substituição a McChrystal, que precisou renunciar após polêmicas declarações sobre o executivo americano, publicadas na revista Rolling Stone.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host