UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 15h15 / Atualizada 04/07/2010 - 15h37

Hillary pede que Turquia normalize relações com Armênia

EREVAN, 4 Jul 2010 (AFP) -A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu neste domingo que a Turquia continue com seus esforços, agora estagnados, para normalizar suas relações com a Armênia e abrir a fronteira entre os dois países.

"Pedimos encarecidamente à Turquia que tome as medidas que prometeu tomar, e que as duas partes continuem tentando encontrar possibilidades de reconciliação e de normalização", declarou em Erevan.

Armênia e Turquia concluíram em outubro um acordo histórico para estabelecer relações diplomáticas e reabrir sua fronteira comum, depois de décadas de hostilidades pela matança de armênios em 1915, que Erevan qualifica de genocídio.

A ratificação deste acordo ainda não se produziu, já que a Turquia a condiciona a uma solução do conflito de Alto Karabaj entre Armênia e Azerbaijão.

A Armênia anunciou em abril que também adiava a ratificação, à espera de progressos na posição de Ancara.

"A decisão da Armênia de abril passado foi (...) impressionante", afirmou Hillary em coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo armênio, Edouard Nalbandian. E completou: "agora a bola está no outro campo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host