UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 17h07 / Atualizada 04/07/2010 - 17h07

México: partido governista denuncia invasão de comitês de campanha

Veracruz, México, 4 Jul 2010 (AFP) -Policiais de governos estaduais irromperam horas antes do início das eleições deste domingo no México na casa de um candidato em Veracruz (leste) e em um comitê de campanha em Hidalgo (centro), e prenderam 12 pessoas, denunciou o partido do presidente Felipe Calderón.

Em Pachuca, capital de Hidalgo, governado pelo Partido Revolucionário Institucional, a polícia estatal invadiu a sede da campanha de Xochtl Gávez e prendeu 12 colaboradores de uma coalizão entre o Partido Ação Nacional (PAN) de Calderón e a esquerda.

"É uma demonstração de como estão utilizando a força estatal", disse à imprensa Jesús Zambrano, coordenador da campanha de Gávez.

O PRI manteve durante 71 anos (1929-2000) um poder monopólico no México e ainda controla a maioria dos governos das 32 entidades federais (31 estados e 1 distrito federal).

O PAN também denunciou que um grupo de policiais entrou na noite de sábado na casa de Miguel Angel Yunes, candidato desse partido ao governo de Veracruz, com a intenção de prender os seguranças do político.

Germán Ortega, secretário-geral do PAN nesse estado, qualificou o fato como uma "provocação orquestrada pelo governo" de Veracruz, liderado por Fidel Herrera do PRI.

Yunes visitava, junto a outros familiares, um irmão que estava doente e morreu de madrugada. A polícia retirou-se depois de comprovar que o pessoal de segurança do candidato era de confiança, afirmou Ortega.

Neste domingo, os cidadãos de 14 estados mexicanos vão às urnas para renovar 12 governos estaduais (nove deles em poder do PRI) e 1.500 prefeituras.

Esse pleito é considerado um teste para as presidenciais de 2012, quando o PRI aspira a recuperar o poder que perdeu para o partido de Calderón há uma década.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host