UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 12h27 / Atualizada 04/07/2010 - 12h35

Presidente sírio: os EUA não são capazes de garantir a paz no Oriente Médio

BUENOS AIRES, 4 Jul 2010 (AFP) -O presidente da Síria, Bashir al Assad, afirmou que o governo de Barack Obama é "fraco" r sem condições para garantir um processo de paz no Oriente Médio, mas se mostrou esperançoso quanto à gestão de outros países, como o Brasil e a Turquia, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal argentino Clarín.

"Quando não se obtém resultados, se é fraco (...) nossa experiência com os Estados Unidos é que eles não são capazes de administrar um processo de paz do começo ao fim", afirmou Al Assad em uma entrevista concedida em Buenos, última escala de sua visita pela América Latina.

O presidente elogiou o recente acordo negociado pelo Brasil e Turquia para o enriquecimento de urânio do Irã em solo turco porque "mudou o peso essencial político de alguns países do norte como os da Europa ou os Estados Unidos para outros do sul mundial, como Turquia e Brasil".

"Creio que essa iniciativa brasileira e turca é o começo de uma relação de cooperação sul-sul", afirmou.

Sobre a questão nuclear, destacou: "Nossa postura na Síria é transformar o Oriente Médio em uma zona livre de armas armas nucleares".

Nesse sentido, advertiu que "caso se chegue a desatar (uma corrida armamentista nuclear no mundo árabe), ela não poderá ser controlada".

Durante sua visita o presidente Sírio assinou com sua colega argentina Cristina Kirchner acordos sobre transporte, meios de comunicação e cultura.

Também se reuniu no sábado, último dia de sua isita, com representantes da numerosa comunidade síria da Argentina, onde 10% de seus habitantes são de origem árabe, entre eles 2,5 milhões de origem síria.

O presidente sírio também visitou a Venezuela, Cuba e Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host