UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 09h17 / Atualizada 04/07/2010 - 09h28

Teerã diz ter provas de que a CIA sequestrou um físico iraniano

TEERÃ, 4 Jul 2010 (AFP) -O Irã entregou à embaixada suíça, que representa os interesses americanos em Teerã, as provas do sequestro do físico iraniano Shahram Amiri por parte da CIA, declarou neste domingo o porta-voz da diplomacia citado pela cadeia iraniana Press-TV.

"As provas do sequestro de Shahram Amiri pela CIA foram entregues à embaixada suíça, que representa os interesses americanos em Teerã", declarou o porta-voz Ramin Mehmanparast.

"Esperamos que o governo americano anuncie o quanto antes os resultados de sua investigação a propósito deste cidadão iraniano", afirmou o porta-voz, acrescentando que os Estados Unidos são responsáveis pela vida de Amiri.

Shahram Amiri desapareceu em junho de 2009 ao chegar à Arábia Saudita, para onde viajou para fazer uma peregrinação. Teerã diz que ele foi sequestrado pelso Estados Unidos com a ajuda dos serviços de inteligência sauditas.

No final de março, o canal de televisão americano ABC assegurou que o cientistas, apresentado como um físico nuclear, havia desertado e estava colaborando com a CIA.

Em 7 de junho, a televisão estatal iraniana difundiu um primeiro vídeo no qual um homem que se apresenta como Amiri afirma ter sido sequestrado pelos serviços secretos americanos e que está detido perto de de Tucson (Arizona, oeste dos Estados Unidos).

Teerã pediu então por vias legais informações sobre o cientista.

Em resposta, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, desmentiu que Washington tenha sequestrado o físico, apesar de se negar a dizer se o cientista se encontrava ou não nos Estados Unidos.

No final de junho, um segundo vídeo foi difundido pela televisão iraniana, no qual o mesmo homem afirma ter escapado das mãos dos agentes americanos e que se encontrava em algum lugar do Estado de Virgínia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host