UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 19h47 / Atualizada 06/07/2010 - 19h54

Três vulcões estão ativos na Guatemala, afirmam autoridades

GUATEMALA, 6 Jul 2010 (AFP) -Três vulcões estão ativos na Guatemala e lançam cinzas, mas nenhum representa uma ameaça, informou esta terça-feira a Coordenação para a Redução de Desastres (Conred), entidade estatal guatemalteca.

À atividade do vulcão Pacaya (50 km ao sul da capital), que há um mês teve uma forte erupção, se somou o Santiaguito (oeste) e o Fuego (também no sul), embora especialistas descartem que representem uma ameaça.

"O vulcão, depois das erupções apresentadas (no fim de maio), inicia uma nova atividade registrando pequenas explosões, as quais são consideradas parte do comportamento normal do mesmo", esclareceu, em informe, a Conred.

Enquanto isso, o vulcão Fuego registrou 14 explosões entre fracas e moderadas nas últimas 24 horas, expulsando cinzas a 400 e 700 metros de altura.

O Santiaguito se mantém ativo, mas sem registrar explosões fortes como no começo do ano, quando cobriu de cinzas três departamentos (estados) situados ao seu redor.

A Conred recomendou à Direção da Aeronáutica Civil tomar "precauções pela possibilidade de (haver) cinzas dispersas na área próxima aos três colossos".

A população deve, ainda, estar alerta aos avisos das autoridades e estabelecer um plano para uma eventual erupção ou evacuação.

No mês passado, o Pacaya teve uma forte erupção que deixou um morto e milhares de afetados, forçando ainda o fechamento do aeroporto internacional local por cinco dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host