UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 15h57 / Atualizada 07/07/2010 - 16h14

Bolívia: avião lança míssil por acidente e causa danos em uma casa

LA PAZ, 7 Jul 2010 (AFP) -Um avião caça T-33 da Força Aérea Boliviana (FAB) que estava em terra lançou um míssil por engano, passando perto do avião presidencial, e causando danos em uma casa na cidade de El Alto, perto de La Paz, mas sem atingir os moradores, disse nesta quarta-feira uma fonte oficial.

"Um foguete de teste que estava sendo colocado no avião T-33 acidentalmente foi disparado nesta terça-feira. Este foguete não tinha explosivos e não causou danos pessoais", disse o ministro da Defesa, Rubén Saavedra, a veículos da imprensa local.

Testemunhas disseram à rádio Erbol que o míssil tinha passado perto do avião presidencial Falcon 300EX de fabricação francesa, adquirido recentemente pelo governo, mas o ministro Saavedra afirmou que "o avião Falcon estava estacionado em um dos hangares, mas não foi atingido".

"Restos do projétil atingiram uma casa particular, mas sem grandes danos materiais nem a pessoas, e a Força Aérea arcará com os gastos do conserto", afirmou Saavedra.

O projétil passou por uma das paredes do Grupo Aéreo de Caça da FAB, localizado na cidade de El Alto (oeste), onde estava o avião, e atingiu uma das paredes da residência, mas não explodiu.

"Fomos instruídos a fazer um relatório informativo do ocorrido e esperamos que em 48 horas tenhamos um relatório", completou o ministro Saavedra.

Os aviões T-33 foram adquiridos pelo governo boliviano em 1973 e modernizados em 2002. Atualmente, são usados para treinamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h59

    0,43
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h01

    -0,41
    68.316,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host