UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 14h34 / Atualizada 07/07/2010 - 14h39

Complô frustrado no metrô de Nova York: líderes da Al-Qaeda indiciados

NOVA YORK, 7 Jul 2010 (AFP) -Três dirigentes da Al-Qaeda foram indiciados nesta quarta-feira pela justiça americana pelo atentado frustrado contra o metrô de Nova York no último mês de setembro, anunciou a procuradoria-geral de Justiça dos Estados Unidos.

Segundo um comunicado, "o complô foi planejado por Saleh al-Somali, Rashid Rauf e El Shukrijumah, três homens que dirigiam o programa de 'operações externas', isto é, ataques terroristas contra os Estados Unidos e outros países ocidentais."

Entre setembro e dezembro de 2008, dois deles "recrutaram Zazi e seus cúmplices, Zarein Ahmedzay e Adis Medunjanin, a fim de organizar atentados suicidas em Nova York utilizando explosivos artesanais", precisou o documento.

Afghan Najibullah Zazi, ex-motorista do aeroporto de Denver (Colorado), foi preso no último mês de outubro depois de ter saído precipitadamente de Nova York por estar sendo seguido. Ele se declarou culpado em fevereiro, admitindo ter sido treinado pela Al-Qaeda e ter tido contato com os chefes da rede.

Zarein Ahmedzay e Adis Medunjanin foram igualmente presos algumas semanas depois.

Zazi informou que o alvo dos ataques era exatamente "o metrô de Nova York". Ele reconheceu ter vindo para a cidade "para planejar os ataques" em setembro de 2009, perto da data de aniversário dos atentados do dia 11 de setembro contra o World Trade Center.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host