UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 07h36 / Atualizada 08/07/2010 - 07h46

Ahmadinejad diz que os EUA são um ditador planetário


Em Abuya (Nigéria

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad classificou nesta quarta-feira os Estados Unidos de ditador planetário antes de atacar Israel, pouco depois de sua chegada à Nigéria para assistir a uma cúpula do D-8, que agrupa oito países muçulmanos em desenvolvimento.

"Os Estados Unidos se proclamaram chefe do mundo e todo mundo deve saber que uma autoridade autoproclamada de uma ditadura", declarou Ahmadinejad ante uma centena de pessoas reunidas na embaixada iraniana em Abuya.

"A era da ditadura acabou", acrescentou, segundo suas declarações traduzidas para o inglês.

O presidente iraniano recebeu uma acolhida entusiasmada em sua chegada à Nigéria, país da África Ocidental onde os muçulmanos são aproximadamente a metade de seus 150 milhões de habitantes.

"Vamos pôr fim ao sofrimento do povo da Palestina", afirmou ainda, acrescentando: "Os refugiados palestinos vão voltar a sua pátria (...), logo celebraremos nossa vitória", referindo-se aos palestinos levados ao exílio pela criação do Estado de Israel, em 15 de maio de 1948, e pela guerra árabe-israelense consecutiva.

A organização D-8, criada em 1997 e cuja sede fica em Istambul, reúne Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Malásia, Nigéria, Paquistão e Turquia, ou seja, uma população de 930 milhões de pessoas.

Seu objetivo declarado é promover a cooperação econômica e a solidariedade entre seus Estados membros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    -0,09
    3,143
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h37

    0,38
    68.974,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host