UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 17h52 / Atualizada 08/07/2010 - 18h03

EUA: 10 agentes secretos russos declaram-se culpados

NOVA YORK, 8 Jul 2010 (AFP) -Os dez supostos agentes secretos russos processados nos Estados Unidos começaram nesta quinta-feira a se declarar culpados diante de um tribunal federal em Nova York, admitindo que trabalhavam para a inteligência russa (SUR).

"Eles se declararão culpados", anunciou um dos procuradores no início da audiência judicial.

Os dez suspeitos de espionagem foram presos no fim de junho e na quarta-feira foram transferidos de Alexandria (Virgínia) e Boston (Massachusetts) para Nova York para que comparecessem a uma audiência nesta quinta-feira.

"É do entendimento do governo que cada um dos réus deva declarar-se culpado", disse um promotor ao juiz, explicando que isso seria parte de um "acordo".

Os 10 suspeitos, que apareceram juntos pela primeira vez, só se declararam culpados da acusação de atuar como agentes estrangeiros ilegais e não por lavagem de dinheiro, o que pode acarretar até 20 anos de prisão.

Especula-se que os suspeitos admitiriam culpa como parte de um acordo que permitiria a eles deixarem os Estados Unidos rapidamente, e com a Rússia, por sua vez, libertando diversos presos condenados por espionar para os americanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host