UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 15h41 / Atualizada 08/07/2010 - 15h53

Ex-general Menéndez é condenado pela quarta vez à prisão perpétua

BUENOS AIRES, 8 Jul 2010 (AFP) -O ex-general Luciano Menéndez, também conhecido como "La Hiena", somou nesta quinta-feira sua quarta condenação à prisão perpétua, por crimes de lesa-humanidade durante a última ditadura argentina (1976/83), segundo o veredicto de um julgamento oral transmitido pela televisão, a partir de Tucumán (norte).

Menéndez, de 83 anos, foi condenado, agora, por crimes de privação ilegítima da liberdade, imposição de tormentos, torturas seguidas de morte em dois casos e homicídio de 19 pessoas, de acordo com a sentença, que será lida no dia 23 de agosto.

O ex-comandante do Terceiro Corpo do Exército, com jurisdição sobre o centro e o norte do país, havia sido condenado em três julgamentos anteriores à prisão perpétua, que cumpre, desde 2008, numa cela comum.

Junto com Menéndez, também foi condenado nesta quinta-feira à prisão perpétua, em cela comum, o ex-chefe da inteligência policial de Tucumán, Roberto Albornoz, "El tuerto". Os ex-policiais Luis e Carlos de Cándido receberam 18 e três anos, respectivamente.

O ex-general Antonio Bussi, governador de Tucumán durante a ditadura, foi eximido deste processo, devido a seu estado de saúde deteriorado, permanecendo em prisão domiciliar, apesar de ter sido condenado à perpétua em 2008, junto com Menéndez, pelo sequestro e assassinato, em 1976, de um ex-senador peronista.

"Assassinos, assassinos", gritaram os familiares das vítimas apenas concluída a leitura da sentença, em meio ao olhar desafiante de Menéndez, antes de ser retirado da sala de audiências do tribunal de Tucumán.

Centenas de militantes políticos e de organismos humanitários manifestaram-se em frente ao prédio, aclamando a sentença.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host