UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 13h44 / Atualizada 08/07/2010 - 13h54

Noruega prende três pessoas acusadas de ligação com a Al-Qaeda

ESTOCOLMO, 8 Jul 2010 (AFP) -Três pessoas vinculadas à rede islâmica Al-Qaeda foram presas nesta quinta-feira pelas autoriadades da Noruega por suposta preparação de uma ação terrorista, em um caso relacionado aos ataques desbaratados em 2009, principalmente em Nova York.

"Três pessoas suspeitas de fazer parte de um grupo terrorista e de preparar um ato terrorista, vinculadas ao Al-Qaeda, foram presas hoje (quinta-feira)", declarou a diretora-geral da Polícia de Segurança Pública (PST), Janne Kristiansen, em uma coletiva de imprensa.

A PST, no entanto, não precisou se os suspeitos preparavam um atentado em território norueguês.

Por sua vez, o promotor-geral, Jan Glent, disse, durante a mesma coletiva, achar que os indivíduos detidos mantém um vínculo com tentativas (de ataques terroristas) similares desbaratadas em 2009, em Nova York e em Manchester (Grã-Bretanha), e atribuídos à Al-Qaeda.

Por fim, a PST afirmou em um comunicado que "o grupo está associado à rede Al-Qaeda e o caso tem relação com os do Estados Unidos e da Grã-Bretanha".

Kristiansen destacou que se tratam de três homens, dois deles detidos na Noruega e um na Alemanha, com ajuda da polícia alemã.

Um dos suspeitos é um norueguês de 39 anos de origem uigur (etnia turcomana muçulmana, que habita principalmente no noroeste da China) e que chegou em 1999 na Noruega, conseguindo a nacionalidade em 2007.

Os outros dois são um iraquiano, de 37 anos, que chegou também em 1999 na Noruega, onde recebeu uma autorização de residência por razões humanitárias, e um uzbeque, de 31 anos, que já pediu asilo anteriormente e hoje é titular de uma autorização de residência por reagrupamento familiar.

A justiça americana indiciou na quarta-feira um dirigente da Al-Qaeda por ter conduzido do Paquistão o complô frustrado do metrô de Nova York em setembro do ano passado. O homem encarregado de executar o plano desistiu de cometer o ato no último minuto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host